• Cláudia Faria

Porque deves usar loose parts na cozinha de brincar!

Como prometi no post anterior onde falei acerca das mudanças no ambiente preparado para o pequeno dinossauro, em relação à quinta e à cozinha de brincar, hoje vou mostrar todos os segredos escondidos na nossa cozinha de brincar.


Apesar da minha maior inspiração na educação do meu filho ser baseada no Método Montessori, "seguir" a criança, no nosso caso, levou-me a inspirar também noutras estratégias pedagógicas. Por exemplo, diria que a nossa cozinha de brincar será fruto da inspiração na abordagem Reggio Emilia.


Passando à parte prática da coisa, na nossa cozinha de brincar temos os típicos utensílios de cozinha, desde utensílios de madeira, tachinhos e copinhos de brincar até mesmo utensílios de vidro e metal verdadeiros. Poderia dizer que aqui temos um lado mais montessoriano mas não, este é um dos pontos comuns entre Reggio Emilia e Montessori, a utilização de materiais da vida real, pelo que mantenho que a nossa cozinha de brincar é toda ela Reggio inspired.


Em baixo,"pictures just for attention".



Nas imagens em baixo podem ver alguns exemplos do que temos na cozinha (temos algumas comidinhas de plástico, é sempre preferível de madeira quer por ser mais ecológico quer pela sua componente sensorial. Em minha defesa, estes de plástico vinham num carrrinho de compras de brincar que comprei para o meu dinossauro quando ele passou por uma fase intensa do schema do transporte (entre os 18 e os 24 meses). Sim, podia ter adquirido um carrinho de compras lindíssimo e ecologíssimo de madeira mas, na altura, foi o que o orçamento permitiu.



Para além desses materiais, temos então imensos materiais naturais, desde pedaços de ramos de árvore, a conchas, búzios, frutos secos que, para além de estimularem a criatividade dos pequenos nas suas brincadeiras com comidinhas acaba por ter um objetivo pedagógico do aprender através do brincar. Nas fotos em baixo vou mostrar alguns dos elementos da natureza que temos na nossa cozinha de brincar.




Os esqueletos de dinossauro (infelizmente não são naturais eheh) foram colocados num cestinho porque já teriam sido usados em cozinhados anteriores (gostos das crianças não se discutem, ok?). A planta toda ratada foi cortada com tesoura, pelo nosso amigo dinossauro, também para adicionar aos cozinhados, foi falha minha, não deveria ter colocado uma planta para enfeitar na cozinha de brincar, poderia ter aproveitado para ensinar que a planta era decorativa mas, depois do estrago feito, optei por deixar seguir o caminho da destruição e as próximas plantas a colocar na cozinha já serão aromáticas, para permitir que ele continue a usar plantas nos seus cozinhados, ao mesmo tempo que sente os cheiros e aprende a identificá-las.


Vamos então às loose parts, se bem que muitas delas já aparecem nas imagens anteriores, e até mesmo os materiais naturais podem ser considerados como tal. Começo por explicar o que é isto de loose parts, para quem possa não saber.


As loose parts são objetos, normalmente pequenos, como botões, pedrinhas, pompons, e todo o tipo de pecinhas que possam imaginar.


São brutais como ferramenta pedagógica pois estimulam a brincadeira "aberta", ou seja, tem o efeito oposto que teria um brinquedo "fechado" com um propósito pré-definido pelo adulto, o que apela à imaginação e criatividade da criança ao manipular estes materiais.


Por aqui estamos a usar pompons de vários tipos, texturas e cores, botões, borboletas de feltro, joaninhas de madeira, plasticina, pedrinhas, paus de gelado coloridos, e formas geométricas, aproveitando para a aprendizagem da matemática através da brincadeira livre.


Em baixo deixo as fotografias ilustrativas das nossas loose parts e os links dos materiais de matemática que estamos a usar na cozinha.



Deixo então os links para os materiais que estou a usar como loose parts, mas que podem ser usados como materiais de mesas de luz ou simplesmente materiais de apoio à matemática:

Geomosaicos da Miniland:

https://www.flyingteapot.com.pt/product/tickit-conjunto-de-500-circulos-translucidos


Conjunto de círculos translúcidos da Tickit:

https://www.flyingteapot.com.pt/product/tickit-conjunto-de-500-circulos-translucidos


Conjunto de quadrados translúcidos da Tickit:

https://www.flyingteapot.com.pt/product/tickit-conjunto-de-300-quadrados-translucidos


Conjunto de pedras coloridas translúcidas:

https://www.flyingteapot.com.pt/product/tickit-conjunto-de-pedras-coloridas-translucidas


Por fim, deixo aqui o convite para um jantar, são servidos?


Espero que tenham gostado e até ao próximo post!





161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ser Mãe de um dinossauro

Quando decidi avançar com o blog ainda o meu filho estava na fase de dinossauro (já lá vai o seu tempo e, quanto ao blog, nem vê-lo). Agora que finalmente saí da procastrinação optei por manter o nome

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon

RECEBA MEUS EMAILS

© 2020 Parenting a dinosaur & Flying Teapot feat Cláudia Faria

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now