top of page
  • Foto do escritorCláudia Faria

Atividades inspiradas no Outono (3 aos 6 anos de idade)

Este post é a prometida continuação do anterior onde dei ideias de 7 atividades da Vida Prática Montessori, inspiradas no Outono, para fazer com as crianças.

Para quem não leu o post, deixo aqui o link:


Algumas das atividades que irei apresentar encaixam ainda na definição de "Vida prática" outras nem tanto, mas já não são atividades de Vida Prática propriamente ditas.


Atividade 1 - Plasticina e loose parts com tema Outono


Nesta atividade apenas disponibilizei plasticina com tons laranja, lantejoulas vermelhas, pinhas e miniaturas de folhas em madeira para a criança explorar livremente. O resultado não foi bem o esperado pois as lantejoulas foram parar a um tabuleiro sensorial de areia cinética verde com joaninhas (preparação do sr dinossauro), a plasticina foi alimentar algumas das miniaturas de animais e as folhas e pinhas foram desprezadas neste processo. Não me preocupei muito com isso, ainda temos muita plasticina pela vida fora.


Atividade 2 - Exploração livre de bolinhas sensoriais


Esta atividade não foi propriamente programada, veio no seguimento das atividades que fizemos e que mostrei no post anterior. Tinha guardado algumas bolinhas num frasco de vidro por acaso com a ideia de experimentar se ele seria capaz de o abrir (não foi, o frasco era de facto ainda difícil para o pequeno conseguir abrir). Então abri o frasco e colocámos num recipiente para que ele mexesse nas bolinhas o tempo que quisesse. No entanto, o pequeno dinossauro lembrou-se de transformar esta brincadeira livre em mais um exercício de transferência, colocando novamente as bolinhas no respetivo frasco, como se vê nas fotografias acima.


Atividade 3 - Cortar pedacinhos de folhas de EVA


Cortar com tesoura é uma das atividades favoritas do dinossauro. Neste caso, usámos folhas de EVA com cores de Outono, ainda sem saber muito bem o seu destino final, mas com ideia de que serviriam para colagens futuras.



Atividade 4 - Colagens com a letra A de Abóbora (preparação para jogos de sons)


Colagens, outra atividade que o pequeno dinossauro está a adorar nesta fase. Aproveitei o interesse nas colagens para ir trabalhando as iniciais de algumas palavras, neste caso a abóbora, de forma a prepará-lo para futuros jogos de sons, característicos do Método Montessori.


Tipicamente estes "jogos de sons" iniciam-se um pouco mais cedo, por volta dos 3 anos de idade mas aqui estamos a começar apenas agora pois até à data o dinossauro não tinha demonstrado grande interesse pelas letras (não de forma a trabalhá-las).


Esta atividade foi feita com muito interesse, pelo que continuaremos a fazer atividades idênticas. Todas as atividades que "falham", ou seja, que o pequeno dinossauro não demonstra interesse, são abandonadas, pelo menos provisoriamente, até nova tentativa para verificar se já há interesse nas mesmas.


Para quem conhece o Método Montessori, já reparou que, com muita frequência, as crianças em escolas Montessori aprendem a escrever e a ler muito cedo. Tudo isto se relaciona com o ambiente preparado nestas escolas e com o interesse e curiosidade característicos das crianças.


No entanto, a frequência não é a regra, existe um intervalo bem alargado nesta aprendizagem (dos 3 aos 7 anos) e, a aprendizagem, como todas as restantes, acontece pela oferta do ambiente e resposta da criança (interesse), guiada pelo adulto (Guia Montessori).


É importante distinguir esta aprendizagem que acontece de forma voluntária pela criança da alfabetização precoce, algo que me causa arrepios até à espinha. Esta alfabetização precoce acontece quando a mesma é "forçada", sem ter em conta o desenvolvimento da criança e os seus interesses e, numa pressa gigantesca da criança aprender quando o adulto acha que está na hora de aprender.


A consequência disto poderá ser a aversão à aprendizagem pelo que, julgo que o mais importante a reter é que devemos estar alerta para não perder períodos sensíveis de aprendizagem e, devemos preparar os materiais e testá-los com as nossas crianças mas se notarmos alguma resistência ou falta de interesse da criança nos mesmos, devemos tentar perceber se não está na altura certa para a criança ou se podemos alterar ou introduzir os conceitos de forma mais apelativa à mesma. Não se esqueçam que Montessori serve os interesses da criança e não os do adulto!


Atividade 5 - Mãe sofre com as invenções do filho


Ora muito bem, aqui a dona Cláudia preparou um tabuleiro com lentilhas para o pequeno dinossauro experimentar a escrita de algumas letras, em conjunto com as letras de lixa, mas o sr dinossauro decidiu que aquelas lentilhas eram ótimas como comida para a sua "gazela bebé", misturou água e colocou no chão para a gazela bebé comer.


E temos aqui uma verdadeira brincadeira de imitação, vou explicar porque acho esta faceta da criança muito interessante. Esta "gazela bebé" é uma daquelas miniaturas mega fakes da treta (não realista como as milhentas figuras da Schleich e da Papo que temos) mas, foi a que o dinossauro escolheu como animal de estimação. Digo que é brincadeira de imitação porque temos uma cadela, a Nina e, a forma como disponibilizou a comida e água para a "Gazela" foi pura imitação do que temos para a Nina. A Gazela também vai connosco à rua fazer as suas necessidades quando vamos com a Nina à rua.


Portanto, isto não é bem uma atividade mas mais uma das invenções do pequeno cá de casa mas achei giro partilhar convosco.



Atividade 6 - Colagens para o nosso Big Book de Outono


Esta atividade não estava propriamente programa, como disse acima não sabia bem qual seria a finalidade dos nossos mosaicos. Também não sabia como iríamos usar este cartão em formato de livro gigante (não sei de onde veio este cartão, só sei que temos 2). Decidi que daria um bom Big book de Outono e começámos as colagens. Entretanto, a capa deste livro de Outono já evoluiu e está a ficar bem fixolas, por isso iremos mostrar num próximo post, para quem quiser aproveitar a ideia.

E, por hoje é tudo, espero que algumas das ideias vos inspirem e que se divirtam.


389 visualizações0 comentário
bottom of page