É terça-feira logo, é dia de convidados no Parenting a dinosaur.
Hoje trago uma convidada à qual gentilmente tropecei pelas internetes da vida e que me suscitou uma enorme empatia não só pelos seus projetos e sonhos como, pela pessoa.
Pedi à Susana que nos escrevesse um pouco sobre si mesma, sobre os seus sonhos e projetos e que nos contasse tudo (ou quase tudo) sobre os seus livros publicados.
Aguardo ansiosamente pela saída do novo livro da Susana pois se há coisa que eu gosto é de imaginar como seria o mundo de pernas p'ro ar, e de sonhar com mundos diferentes.
Vamos, então, passar ao artigo da Susana Correia:
A escrita sempre fez parte da minha vida e desde tenra idade que me recordo de escrever poemas sobre a lógica das coisas e dos (des)amores da altura. Preferia as letras aos números e era das poucas alunas que adorava as aulas de Português e a interpretação de texto.
A caminhada fez-se com outros passos e durante muito tempo as palavras ficaram guardadas nos diários e, mais tarde, nos computadores. A escrita era minha e para mim, não permitindo julgamentos por parte dos outros. No entanto, a vontade de partilhar as minhas ideias com o mundo começou a tomar forma, mas com a dúvida relativamente ao conteúdo a apresentar.
A resposta chegou de forma muito natural, e em 2017, quando engravidei pela primeira vez, sentindo que, de facto, “tinha em mim todos os sonhos do mundo” decidi criar um blogue sobrea maternidade.Todavia, aquela maternidade crua, sem floreados e romantismos que insistimos em acreditar. Nasce uma mãe, nasce um blogue, e assim nasceu o Pózinhos de Perlimcocó (https://pozinhosdeperlimcoco.blogspot.com/).
O nome suscitou alguma curiosidade, mas era explicado de forma muito visual: em todo o amor e pózinhos de magia que existem na maternidade, existem também uns cocózinhos menos fáceis de tolerar, ou seja, nem tudo são unicórnios coloridos e fadas com asas de duende. Fiel à minha pessoa, fui livre de escrever para os outros como se estivesse a escrever para mim, sem filtros e com o uso e o abuso da ironia e do sarcasmo que sempre me caracterizaram.
Para além do blogue, o Pózinhos nasceu também nas redes sociais (https://www.facebook.com/pozinhosdeperlimcoco.blogspot.pt/&pozinhos_de_perlimcoco), onde partilho as peripécias da maternidade e esta maravilhosa loucura que é ter filhos.
Anteriormente à gravidez tinha começado a escrever um livro infantil, contudo, não o concluí. Talvez por ainda não ser mãe me faltasse tato para o tema. Com a chegada do meu amor mais precioso — a minha Maria Clara —, e entre fraldas sujas, noites mal dormidas (que se arrastaram durante 2 anos) e biberões, peguei novamente nesse conto e em 2019 nasceu o meu segundo “bebé” – A Aventura da Pulguinha Aurora (https://www.wook.pt/livro/a-aventura-da-pulguinha-aurora-susana-correia/23166485) conta uma história de amizade, do espírito de entreajuda e da aceitação das diferenças, e surgiu em forma de legado para a minha filha.
Confortava-me a ideia de lhe deixar escritos os valores que lhe queria transmitir, e que gostava que sempre fizessem parte da sua vida, mesmo quando eu já não estivesse por cá para encaminhá-la na melhor direção.
Fiz várias apresentações do livro em bibliotecas, escolas, colégios privados, feiras do livro, rádios e associações através da Bata Contadora de Histórias e dos Dedoches.
Um teatrinho era encenado à medida dos pequenos espectadores e a história era contada de uma forma muito divertida.
(https://www.facebook.com/EscritoraSusanaCorreia/photos/a.406840303430104/602544297193036https://www.facebook.com/EscritoraSusanaCorreia/photos/a.406840303430104/602544143859718/).
Foi um sucesso e genuinamente gratificante poder contar com um público tão honesto e autêntico em que eu recebia muito mais do que aquilo que dava. Conseguir aliar o teatro, enquanto outra das minhas paixões, à escrita, foi a cereja no topo de um bolo que já era delicioso.
Infelizmente, devido ao vírus e consequente quarentena, muitas apresentações foram canceladas, impossibilitando uma maior divulgação do projeto e outras vertentes do mesmo, como as festas de aniversário. A ideia surgiu-me depois de ter ficado sem férias para gozar no meu trabalho, impossibilitando as apresentações durante a semana. Era, portanto, fundamental continuar a levar a Pulguinha Aurora às crianças, mas num horário compatível com a minha outra ocupação.
Assim nasceu o “Aniversários com a Pulguinha”, em que o teatro era feito nas festas da criançada e os pais juntavam a diversão com a educação. Um projeto vencedor que teve de ficar arrumado na gaveta, mas que acredito que, a seu tempo, voltará.
Aproveitando a quarentena, dediquei-me à escrita e ao enriquecimento dos meus conhecimentos. Para juntar às formações anteriores, fiz um curso de escrita durante 12 semanas, escrevi um conto sobre o tema (quarentena), participei numa coletânea com o conto “Por ti”, uma história sobre os vários tipos de amore as consequências da violência doméstica (publicada até ao fim deste ano através da Amazon), e dois contos infantis.
É precisamente um desses contos infantis que estou a publicitar neste momento e que tem lançamento marcado para dezembro (ainda em data a definir):
“E se as vacas começassem a voar, os peixes a escalar árvores e os macacos aprendessem a nadar? Consegues imaginar que confusão seria? Ou acharias engraçado? Ai, ai! Que barafunda! Foi exatamente assim que se sentiu o Dinis quando sonhou com um mundo de pernas p'ro ar. O que aprenderá ele com este sonho? Atreves-te a descobrir? E tu, já sonhaste com mundos diferentes?”
Este livro será totalmente ilustrado pela fantástica Isa Silva e publicado, também, através da Amazon. Neste momento está na fase de promoção e da estrutura das apresentações. Desta vez não será através da Bata Contadora de Histórias, pois enquanto segundo projeto sinto uma responsabilidade acrescida perante o meu público, sendo imperativo proporcionar-lhe alguma inovação, mas posso garantir que será igualmente original e divertido.
Atualmente, (ainda) não faço da escrita a minha principal ocupação. Quem está por dentro desta indústria sabe o quão difícil e ingrata ela pode ser, contudo, os passinhos estão a ser dados para que tal possa acontecer um dia, e dessa forma, concretizar mais um sonho.
A par destes projetos pessoais, da minha atividade profissional e do trabalho de mãe a tempo inteiro, também colaboro com a plataforma de notícias online Repórter Sombra (https://reportersombra.com/), e não raras as vezes me perguntam como é que tenho tempo para isto tudo, e a resposta é muito simples: uma vida familiar organizada e estruturada, uma boa gestão do tempo e claro, abraçando o cliché de que quem corre por gosto não cansa, mas sente sim, uma fonte de prazer e satisfação inesgotáveis.
Podem encontrar a minha página profissional no Facebook (https://www.facebook.com/EscritoraSusanaCorreia/) onde são partilhadas todas as novidades relativas à minha escrita.
Conto receber-vos por lá.
Susana Correia
Comments