top of page
  • Foto do escritorCláudia Faria

Atividades de Outono - Cogumelos e Girassóis - para Crianças de 3 a 6 anos


Desde os últimos posts, o cenário nas nossas estantes já se foi alterando gradualmente. A estante da escrita e da linguagem mantem-se praticamente igual, com pequenos rearranjos e uma mega adição, as nossas letras de experimentação novas.




Em baixo podem ver como estão as nossas estantes, de momento.


Quando comprei estas letras ainda pensei que pudesse vir a ser um fiasco pois o pequeno não costuma alinhar muito em atividades demasiado mecânicas mas decidi arriscar dada a qualidade do material e função pedagógica. As letras que estamos a utilizar são estas:


Entretanto, o interesse pelos girassóis e pelo processo de desenvolvimento das sementes tem vindo a crescer, não só pelas atividades que fizemos anteriormente com a pintura do quadro dos girassóis, exploração do puzzle do ciclo de vida do girassol , entre outras, como também pela chegada do livro novo "A Pequena Semente". (https://www.flyingteapot.com.pt/product/nathan-puzzle-de-madeira-girassol )


Contei a história uma vez e passado uns dias o pequeno dinossauro decide colocar algumas pedras do rio para as mesas de luz na jarra onde tínhamos os girassóis, que entretanto morreram, verteu água e depois contou-me o que ia acontecer (descreveu todo o processo de crescimento desde a semente até às flores que iam crescer). Por isso na estante temática decidi manter estes materiais em torno do tema dos girassóis por mais um tempo.


Outro interesse que tem vindo a crescer exponencialmente são os cogumelos. Começaram a chegar materiais e livros cá a casa sobre o tema na altura das primeiras chuvas, o que nos permitiu observar cogumelos na natureza ao mesmo tempo que exploramos o tema através dos materiais. Posso dizer que qualquer atividade que eu proponha se tiver cogumelos é logo desempenhada com um gostinho extra.


Nas estantes podem ver os materiais de escrita e iniciação à leitura (praticamente iguais ao que tínhamos antes) e, na última prateleira, temos o nosso Big Book de Outono, onde iremos guardar os trabalhos que estamos a fazer este ano e reutilizar no próximo Outono.


À direita temos, então, a estante temática, começando pelos cogumelos, com a nossa bela coleção de livros e um exercício inspirado na "spindle box", um Material Montessori bastante conhecido, onde reaproveitei as caixas que vêm no jogo da Nathan "oficina de classificação: os animais" (https://flyingteapot.shopk.it/product/nathan-oficina-de-classificacao-os-animais ) e utilizámos como contadores uns cogumelos que tínhamos pintado previamente.


Trabalhámos apenas do 0 ao 4 para introduzir o novo material sem que este se tornasse massudo para o pequeno, até porque tenho notado alguma dificuldade nele em associar as quantidades à sua representação numérica e parece-me melhor estratégia, trabalhar poucos números de cada vez e até mesmo de forma isolada.


Aproveitando a onda dos cogumelos trabalhámos também a letra C e foi um sucesso inesperado.



Achei particularmente interessante a forma como o pequeno colocou estas pecinhas de forma tão ordenada, remetendo-me para o "sentido e necessidade de ordem" descrito por Maria Montessori.

As pecinhas vermelhas pertencem ao kit de colagens da Roylco: https://flyingteapot.shopk.it/product/roylco-set-de-colagens-sensorial


Estou a preparar uma atividade com o ciclo de vida dos cogumelos, à qual irei dedicar um post para explicar como estou a preparar e dar algumas alternativas.


Deixo aqui um vislumbre do próximo post, que será sobre o ciclo de vida dos cogumelos:


Não posso deixar de mostrar um pequeno detalhe, uma criação do pequeno dinossauro que, de vez em quando vai às gavetas da tralha, para mal dos meus pecados, e inventa as suas atividades. Esta será um ninho, outro tema que tanto o agrada mas nem sempre agrada a mãe, como é o caso da altura que andava a fazer ninhos com os boomwackers. Para quem não sabe o que é, fica aqui um exemplo: https://www.flyingteapot.com.pt/product/fuzeau-boomwackers-baixos-diatonicos


Nas imagens podem ver o nosso Big Book e alguns dos trabalhos que temos feito, desde pintura, colagens, picotagem. A picotagem ainda só fizemos uma vez e, tal como eu esperava, revelou-se uma atividade um pouco monótona para o pequeno dinossauro. Ele até gostou mas, mandava-me a mim terminar. Terei de arranjar materiais mais pequenos e rápidos de picotar para manter o interesse. O que ele adorou mesmo foi ver o resultado final do trabalho.



A nossa cozinha também mudou desde o último post, onde mostrei imensas atividades da vida prática associadas ao tema Outono. Basicamente mudámos para a configuração original, muitas loose parts e elementos da natureza, com um reforço em frutos secos típicos da estação do ano (castanhas, bolotas, avelãs).


Tive obrigatoriamente de acrescentar às nossas estantes as atividades sensoriais preparadas pelo pequeno dinossauro. Assim que chegaram uns baldes novos de areia cinética novos não descansou enquanto não foram parar a tabuleiros de exploração. Na areia verde decidiu adicionar umas joaninhas de madeira (o contraste de cores fica bem giro). Na vermelha não adicionou nada, andámos uns dias seguidos a construir e destruir vulcões com a mesma.


Para além disso continuamos a ter o cantinho com a comida da "gazela" de estimação do pequeno (mencionada no post anterior).


PS: A nova adição de posters está a ser um sucesso, para além de ficar bonito o pequeno gosta de os analisar e tem aprendido imenso acerca das ervas aromáticas, bem como a associar as sementes às abóboras ou girassóis (em complemento com outras atividades que temos feito).


Posters:


Lista de livros utilizados:






627 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page